quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Guia Essencial de Tipografia para Professores

...(e outros profissionais que fazem/tentam fazer apresentações ppt) - já que esta capacidade parece faltar na maioria deles.

I Lei de Ouro: NUNCA, sob qualquer hipótese, use Comic Sans. EVER. Just say no. Sério. É feio. Não é profissional. Incomoda. Poupe sua audiência de uma tortura dessas.
II Lei: Títulos NÃO precisam ser em capslock. Capslock é usado para ÊNFASE, assim como itálico. Estou falando sério.
III Lei: Em geral, é bom usar fontes seriff para o texto e sans para títulos e subtítulos. (Seriff são estas bonitinhas como a Georgia, Garamond, Times New Roman, Courier New e a detestável Monotype Corsiva, com todas as voltinhas que, em teoria, facilitam a leitura. Sans-seriff são as mais básicas, como a Arial, Verdana, Tahoma, e a detestável Comic Sans, que chamam mais atenção e não ficam esquisitas em tamanho grande.)
IV Lei: Não use Monotype Corsiva. Sério. Sei que curvinhas e voltinhas te lembram de monogramas e a única fonte default do Windows Office que tem isso é a Monotype Corsiva, mas por isso mesmo ela impregna um zilhão de anúncios, plaquinhas e praticamente todo tipo de cartões. Faz parecer que você tentou fazer ficar bonitinho mas não com tanto empenho assim. Baixar uma fonte nova e bonitinha, com curvinhas, não é tão difícil assim. Olhe as de script da Dafont. Procurar fontes é divertido, dê um descanso para os clichês da microsoft, por favor. Mas, se você persistir neste HORROR favor lembrar que suas maiúsculas são para começo de frase, então o capslock dela fica deveras estranho. Não importa se você gosta das tais curvinhas.
V Lei: Não precisa colocar efeitos. Não mesmo. Já passou o boom dos olhares aturditos para as letras que de repente caem e formam títulos. Nem precisa se incomodar com eles. Mesmo. Colocar fotos, no entanto, é um exercício talvez interessante, dependendo do assunto. É só colocar uma pequenininha do lado. Tem até no modelo automático do Office. Quão difícil é isso?
VI Lei: A cor das fontes importa, e ela depende do fundo. Particularmente, gosto de fundos pretos porque acredito que a projeção fique melhor, mas tem muita gente que não gosta - e creio que a maioria dos seres que usam Comic Sans não sabem mudar o fundo de qualquer maneira - então atenha-se a fundo branco, fonte preta. Quer inovar? Coloque um vermelhinho e azul para grifar, mas ainda recomendo aquele vermelho-vinho e azul-marinho - senão fica parecendo publicidade ruim. Mas vai que é por um motivo didático de choque/marcação na retina? Porém quão difícil é usar preto, vermelho e azul, com cores NEUTRAS? Fuccia não vai muito bem. Choca. Mais que vermelho. Mesmo. Choque constante perde o efeito e meio que cansa. Só uma recomendação. Mesmo.

E acho que é só. Por hoje pelo menos.
Go Garamond, Out Comic!

3 comentários:

  1. V Lei: Não utilize fontes diferentes. É perda de tempo e fica estéticamente feio. Qual a necessidade de mudar a letra? Chamar atenção? Põe em itálico, sublinhado. Tanto faz, só não fique mudando a fonte de cinco em cinco linhas.

    ResponderExcluir
  2. cara seu problema com "comic sans" é extremamente bizarro. voce deve ter um bloqueio tipo: seu pai te batia com um livro onde tudo era nessa "odiosa" <> forma de escrita.

    serio procura um psicologo.

    ResponderExcluir
  3. ah! e pare de usar tantos "MESMO", Mariana.
    by: magda

    MESMO

    ResponderExcluir